O que é um consórcio?

 O que é um consórcio?

CONSÓRCIO – FITTI CONSÓRCIO

Entenda um consórcio e porquê ele é a maneira mais inteligente e menos onerosa de conquistar seus sonhos sem entrar em dívidas. Análise completa da diferença entre consórcio e empréstimo e qual modalidade de obtenção de crédito é a ideal para se encaixar nos seus planos.

O que é um consórcio e como funciona?

O consórcio é a colaboração temporária de dois ou mais indivíduos, organizações, empresas ou até governos, para atingir um objetivo específico sem perder sua independência jurídica e econômica . Normalmente é criado quando é necessário alto custo, porém há diversos tipos de consórcios disponíveis no mercado de metas financeiras e objetivos.

Entrar em um consórcio é uma boa alternativa para quem quer juntar dinheiro para algum objetivo, mas não tem disciplina para tal.

Funciona da seguinte forma: Pessoas jurídicas ou físicas, independentemente de seus objetivos principais, estabelecem uma relação de parceria baseada em vínculo contratual entre os participantes do consórcio. Se unem em um fundo colaborativo com depósitos mensais (acordado em contrato) onde são mensalmente são escolhidos, através de sorteios ou pelo esquema de lances, pessoas a serem contempladas.

O indivíduo, quando contemplado, recebe o valor integral(valor meta) pelo qual o incentivou a entrar no consórcio. Após conseguir o capital integral, o contemplado continua pagando as parcelas restantes com um acréscimo mínimo de juros.

Por exemplo: Elisa quer comprar um carro, para isso ela necessita de 40 mil reais. Como não dispõe de tal capital no momento e não tem pressa para adquirir o carro, ela resolve entrar em um consórcio. Nesse grupo de adesão escolhido por Elisa, o pagamento de 40 mil reais ocorrerá no prazo de 36 meses. Agora é só garantir o pagamento das parcelas e esperar ser contemplada.

Diferença entre consórcio e parceria

A palavra consórcio é de origem latina e significa parceria. Apesar de na etimologia da palavra terem o mesmo significado, em termos atuais legais, significam acordos com distintas cláusulas e coordenações.

No contrato de parceria, as pessoas físicas ou jurídicas que constituem a parceria são solidariamente responsáveis ​​pelo cumprimento do compromisso e, no contrato do consórcio, as pessoas físicas ou jurídicas que constituem o consórcio garantirão a coordenação entre elas por meio do administrador e no cumprimento do compromisso.

Consórcio ou empréstimo, qual optar?

A escolha entre consórcio ou empréstimo vai variar apenas pela necessidade de capital imediato ou não. Caso o indivíduo possa esperar para pegar o dinheiro, caso sua necessidade não tenha urgência, é recomendável a contratação de um consórcio. Caso contrário, o indivíduo tem necessidade imediata de capital, é recomendável adquirir um empréstimo.

A diferença entre empréstimo e consórcio está nas taxas cobradas e no tempo de aquisição de capital. Apesar do consórcio oferecer menores taxas, o tempo para ser contemplado pode durar de meses a anos.

E se eu não conseguir pagar as parcelas do meu contrato?

Para se blindar de maneira legal, caso aconteça algum imprevisto na sua renda principal, recomendamos a contratação do Seguro Prestamista.

Com a contratação desse seguro, as parcelas do seu consórcio estarão garantidas contra inadimplência, caso você perca seu emprego de maneira involuntária. Para entender melhor sobre esse seguro, recomendamos a leitura de um outro artigo. Inadimplência ZERO

Condições para Ser Consórcio

  • Deve ser estabelecido por mais de uma pessoa física ou jurídica .
  • Os membros são parceiros, dividindo os direitos e responsabilidades de tornar partes do negócio relacionadas às suas áreas de especialização.
  • Nos acordos, o administrador (parceiro coordenador) é especificado.
  • As partes do contrato devem ser claras.
  • O objetivo do contrato deve ser claro.

NicoleSenatore

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *