Apólice explicada

 Apólice explicada

Entendendo passo-a-passo da apólice através da nossa Apólice explicada.

Muito se engana quem pensa que o principal produto de um seguro é a apólice com suas coberturas, garantias e franquias. Por isso, vamos explicar nesse artigo (“Apólice explicada”) o passo-a-passo da apólice. Quem compra um seguro, instintivamente está barganhando por sua tranquilidade de segurança. O segurado que ter a certeza que ele e sua família terão suporte, estabilidade e assistência em momentos difíceis. Não ter imprevistos no orçamento é outro fator decisivo de compra de apólices. 

Muitas vezes, quando lemos uma apólice não entendemos o vocabulário usado. As exceções nas entrelinhas acabam por nos pegar de surpresa quando necessitamos de um ressarcimento ou até deixamos de usufruir de benefícios concedidos por não conseguir decifrar palavras e seus significados presentes nas cláusulas da sua apólice. 

Para que você tenha um aproveitamento completo dos benefícios da sua apólice e não seja pego de surpresa com garantias limitadas, nós, equipe Fitti Seguros, preparamos esse artigo (Apólice explicada) todinho para você. 

A seguir explicaremos vocabulários usualmente presentes em apólices:

O que é uma apólice?

Apólice é o documento emitido pela seguradora que garante ao segurado a cobertura nos sinistros contratados. É o principal produto físico emitido de uma contratação de seguros e que normatiza a contratação do seguro.

O que é sinistro?

Sinistro é a materialização do risco. É qualquer evento que o bem ou indivíduo segurado sofra de prejuízos, danos financeiro e materiais e acidentes.

O que é Garantia?

Garantia nas apólices de seguros é tudo aquilo que está coberto pela sua apólice de seguros, ou seja, é tudo que as companhias de seguros garantem o ressarcimento em caso de sinistro.

O que é franquia?

A franquia de seguros é uma parcela do valor total que o segurado deverá desembolsar para o pagamento de algum sinistro. Normalmente nas apólices esse valor corresponde a uma porcentagem da importância segurada.

O que é período de carência?

O período de carência é o período necessário para que, depois de cumprir os requisitos financeiros ou temporais para um benefício, o indivíduo realmente possa desfrutar das coberturas.

O que é vigência e renovação?

Vigência de uma apólice é o período em que este seguro estará válido, em funcionamento. Ou seja, é a duração de um seguro. E renovação é o período em que ele precisa novamente ser posto em vigência.

O que é IPA (Invalidez Permanente Total ou Parcial por Acidente) ?

Invalidez Permanente Total ou Parcial por Acidente (IPA): É a cobertura que garante ao Segurado o pagamento de uma indenização quando ocorrer a sua invalidez permanente por acidente, exceto se decorrente de riscos excluídos.

O que são RISCOS EXCLUÍDOS (Apólice explicada)?

RISCOS EXCLUÍDOS são aqueles riscos que estão fora da cobertura previstas no Seguro em questão. Por exemplo, caso incorra quaisquer problemas decorrentes de riscos não cobertos pela apólice de seguro em questão, a companhia de seguro não ressarcirá o segurado pelo pagamento para solução de tal.

O que é aceitação ou inclusão de segurados (Apólice explicada)?

É a possibilidade de inclusão de indivíduos ou bens no contrato de seguros, não sendo estes o titular da apólice. Exemplos usuais são a inclusão de cônjuges, filhos e até animais de estimação nos seguros. Saiba mais como incluir segurados no seu seguro

O que é prêmio ?

Prêmio em seguros refere-se ao valor que é pago na compra da apólice de seguro. O prêmio pode ser pago a vista ou em parcelas, de acordo com a escolha do segurado.

O que achou da nossa Apólice explicada?

Então, gostou do nosso artigo, Apólice explicada? Deixe seu like e comentários!

NicoleSenatore

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *